domingo, 12 de abril de 2009

A "Qualidade de Vida"

A "Qualidade de Vida" diz respeito à maneira pela qual o indivíduo interage (com sua individualidade e subjetividade) com o mundo externo, portanto, à maneira como o sujeito é influenciado e como influencia. OMS englobou cinco dimensões a esta definição: Saúde Física; Saúde Psicológica; Nível de Independência; Relações Sociais e Meio Ambiente.

Definição de Saúde pela OMS: "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidade".

Definição de "Promoção da Saúde" - Carta de Ottawa - Canadá, 1986: "É o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação destas pessoas no controle sobre este processo", ou seja, o processo de "Promoção da Saúde" é promover a saúde "com" as pessoas, e não "para" as pessoas. Assim, a "Promoção da Saúde" não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem estar global.

Fonte: http://www.intuicaosabedoria.hpg.com.br/

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br